Hoje falaremos um pouco sobre precificação. Algo que todos os profissionais liberais deveriam se preocupar em entender BEM, uma vez que isso é fundamental para o seu negócio. Precificar é uma mistura de arte com conhecimentos contábeis. Explico: ARTE porque o preço de venda alto só é viável com a percepção de VALOR do cliente. A venda deste valor exige talento e muitos conhecimentos que não são adquiridos nos cursos tradicionais de Odontologia, bem como conhecimentos contábeis.
Apesar de ser extremamente importante, onde a correta precificação (não falei cobrar caro de forma aleatória) define suas estratégias de crescimento (ou ida pro fundo do poço) e mensuramos clínicas e consultórios, sua rentabilidade e sucesso financeiro.
E você, como precifica? Segue alguma tabela? Essas tabelas foram criadas com parâmetros que não são os seus! Ainda pergunta ao colega quanto ele cobra? Multiplica o valor do protético por 3 ou 4? Inventa preços? É assim que você quer ser realmente PROFISSIONAL?
Tá na hora de entender e aprender a calcular sua hora clínica, tanto do seu espaço quanto a sua. Se você abriu um simples consultório, precisa aprender outras coisas que cursos técnicos de Odontologia não ensinam, como por exemplo planejamento financeiro e estratégico, bem como habilidades no desenvolvimento humano e pessoal.
Agora você pode continuar se colocando mais uma vez como vítima e colocar sua incompetência como gestor como culpa da faculdade que não te ensinou isso, como um menininho mimado reclamão, ou vai entender que é VOCÊ o ÚNICO RESPONSÁVEL PELO SEU SUCESSO (OU FRACASSO) PROFISSIONAL.
Vá buscar os conhecimentos que você não detém ou que não seja bom e APRENDA gestão de negócios. Daí, ou você APRENDE e FAZ ou APRENDE, DELEGA e MONITORA.
Fazendo isso, provavelmente em um ano você pode até ser o mesmo, mas seus RESULTADOS não. E aí, tá preparado pro sucesso ou vai continuar se sabotando?
Até a próxima!