Redes Sociais: Se, quando e como utilizá-las

Segundo pesquisas mais de 9 milhões de pessoas com mais de dez anos passaram a acessar a internet em um ano. Segundo o resultado da pesquisa feita pelo IBGE mais da metade dos internautas (51,5%) tem idades entre 10 e 29 anos e o público feminino é bem representativo (52,2%). Quanto o assunto é redes sociais, categoria com maior tempo de navegação entre os brasileiros, o Brasil é medalha de prata no acesso ao Instagran, perdendo apenas para o EUA. 

 

Segundo Marne Levine, COO do Instagram, os brasileiros somam 29 milhões de pessoas dentro das 400 milhões que usam a rede social em todo o mundo. Ele falou que o Brasil também está em segundo no quesito engajamento de usuários. Mas mesmo com todo esse sucesso, o Facebook ainda é a rede social mais relevante no país, consumindo 96,7% do tempo dos usuários. É claro que além do Facebook e Instagran, existem milhares de opções de redes sociais, como por exemplo o YouTube, Google+, WhatsApp e LinkedIn, que também possuem sua força. Mas entre tantas opções alguns empreendedores começaram a perceber o potencial das redes sociais de nicho, em que o objetivo é reunir profissionais com objetivos semelhantes. Entre essas redes sociais a mais conhecida é o iDent, com mais de 65 mil dentistas cadastrados em sua plataforma, sendo 70% profissionais e 30% estudantes. 

 

A comunicação é fundamental para qualquer pessoa que deseja se conectar com a sua tribo. Não adianta ficar dentro do consultório fazendo um trabalho incrível se você não se dedica a levar esse trabalho para mais pessoas, para a comunidade, para o mundo. 

 

O marketing na sua essência nada mais é que uma grande contação de história, através dele podemos comunicar o que o profissional é de fato. Então, as redes sociais são excelentes ferramentas para ajudar a contar essa história. Mas é importante entender que nem só de boas histórias vive um profissional. É importante pensar em como contar essa história de maneira ética, levando em consideração o engajamento das pessoas para crescer e ter a tão sonhada consistência de marca e sustentabilidade financeira.

 

Através do marketing e de uma comunicação integrada você poderá educar, conscientizar, e engajar cada vez mais pessoas. E as redes sociais são fundamentais nesse processo, mas é preciso ter disposição para entregar uma comunicação humanizada e genuína. 

 

As redes sociais trouxeram a possibilidade do profissional se divulgar por um custo menor. Hoje, é possível se divulgar sem desembolsar verbas exorbitantes. Uma comunicação bem realizada pode trazer mais acesso, mais conversões, mais engajamento e mais clientes. Cada matéria, artigo, foto ou vídeo publicado nas redes sociais é uma oportunidade para converter seguidores em pacientes.

 

Se fizer um trabalho consistente os resultados virão: visibilidade, credibilidade, networking, fortalecimento de imagem, valorização do mercado, desejo por serviços, aumento nas vendas, conscientização sobre a importância da prevenção, feedback espontâneo, criação de valor, suporte em tempo real, fidelização e construção de um negócio lucrativo e sustentável.

 

Achar que pode terceirizar 100% a gestão das redes sociais é um erro gravíssimo, pois a essência de uma rede social está na relação construída entre as pessoas. Sem pessoas de verdade não há socialização. Portanto, se a empresa possui uma rede social ela precisa mostrar nesses canais as pessoas que fazem parte dessa história. Compartilhar sua cultura, seu propósito, suas causas, seus valores. Se você quer engajar pessoas coloque amor e energia na sua comunicação, sem isso, sua rede social será mais um canal sem relevância, sem significado, sem alma. E sem isso, nada evolui, já que a “alma é o segredo do negócio”.

 

Outro erro gravíssimo é não alinhar o ON com o OFF. Muitas clínicas criam suas páginas nas redes sociais, mas não transmitem suas ações para as equipes, não existe uma integração desses profissionais, que na maioria das vezes nem sabem o que está sendo comunicado na internet. Isso causa um grande ruído de comunicação. Além de ser péssimo para a imagem institucional, pois o ideal é que os primeiros seguidores de uma empresa sejam as pessoas que trabalham nela, este deveria ser o caminho natural.

 

Um outro ponto que precisa ser abordado é sobre a decisão de ter uma rede social só porque alguém falou que é essencial na captação e fidelização de clientes. De nada adianta criar um perfil que não será atualizado regularmente e que não terá uma troca com os seguidores. No final, ao invés de construir uma imagem positiva, o profissional poderá dar um tiro no pé, passando a imagem de uma empresa descuidada e sem foco no cliente.

 

Tão importante quanto o conhecimento do código de ética odontológico é a prática dele nos materiais de comunicação. Muitos profissionais sabem o que é certo e o que é errado, mas optam por continuar fazendo o errado. Então, eu recomendo que todos leiam e releiam o código e tragam para sua cultura o que o mesmo preconiza. Pois o primeiro passo para construir uma imagem de credibilidade no mercado é fazer a coisa certa, é ser ético.

 

Acho essencial que todo profissional leia e pratique o código de ética odontológico, pois além dele não ter problema com o Conselho Regional de Odontologia, ele construirá no mercado uma imagem de confiança e credibilidade. Uma história que tem como base a ética, consequentemente terá resultados sustentáveis.

 

O que gera resultados em termos de seguidores e engajamento nas redes sociais é a verdade, a segurança, a emoção e a autenticidade colocada nas ações e no conteúdo postado. É preciso pensar, falar e agir de fato.

 

As redes sociais são ferramentas que ajudam a conta a história da empresa, então, antes de pensar nessa história no ON (virtual) você precisa construir essa história no OFF (vida real). É colocar a mão na massa e partir para uma comunicação com significado, voltada para a conexão genuína, pois o seu leitor precisa acreditar que você deseja manter uma relação com ele não somente na internet, mas na vida real, caso contrário, ele irá procurar outra empresa que esteja interessada de fato nele.

 

O principal ativo de um dentista é sua credibilidade. Não se constrói um consultório de sucesso da noite para o dia. Por isso é preciso ter história, autenticidade, consistência e envolvimento.

 

Nísia Teles é empreendedora, educadora e sócia-fundadora da Consultoria Markentista. Graduada em Marketing, especialista em empreendedorismo e novos negócios pela FGV/SP.  Há 18 anos no mercado odontológico, possui experiência na área de marketing odontológico e médico. Aprofundou seus estudos nas áreas de empreendedorismo, marketing sensorial, comunicação corporativa, gestão de pessoas, criatividade, branding e mídias sociais. Idealizadora e coordenadora do Clube Markentista e Casa Markentista, projetos de cursos e treinamentos. É professora de Marketing na Faculdade São Leopoldo Mandic – Rio de Janeiro. Palestrante em congressos e eventos pelo Brasil. Autora do livro Atendimento Inovador em Saúde.