Olá amigo leitor, é uma honra contar com a sua leitura em mais um artigo que escrevo para o Blog do CEO Group!
Nos aproximamos do fim de 2019 e com ele muitas dúvidas surgem de como será 2020. É justamente sobre os desafios da odontologia para 2020 que quero discorrer neste artigo.
Um dos assuntos mais falados neste ano, foi o crescente número de faculdades e consequentemente, de profissionais lançados no mercado a cada ano.
Muitos veem isso como um problema, outros como uma democratização do acesso às faculdades de odontologia. Não vou entrar nesse mérito. Gostaria de conversar com vocês com a visão de mercado desse movimento.
Atualmente, são 328.251 Cirurgiões-Dentistas ativos, de acordo com o site do CFO.
Mas Fellipe, como me destacar nesse atual cenário?
Simples… FOCO!
E quando digo foco, não é só pessoal, mas também foco como empresa, negócio. Ah, e só para lembrar, seu consultório/clínica É UMA EMPRESA! Mesmo que não tenha CNPJ, já falamos disso em outros artigos.
Com o número crescente de profissionais, surgem também novas clínicas e consultórios no mercado. E com a ascendente atual, torna-se imprescindível fazer com que o seu negócio tenha foco, não seja mais um por aí.
“Ah Fellipe, mas está cheio de clínicas por aí? O mercado não está ruim para novos negócios?”
Depende!
Está sim cheio de clínicas e consultórios por aí, mas poucos tem a visão empreendedora necessária para o sucesso que desejamos.
Já falei aqui no Blog do CEO Group sobre Público-alvo e vou insistir nessa tecla.
Você precisa definir quem é o público-alvo do seu negócio e assim posicionar sua clínica com o FOCO nele!
De clínicas “vem todo mundo” o mercado está cheio por aí.
Comece a trabalhar com nichos. Seja uma clínica/profissional diferenciado.
Quando definir o seu público-alvo, você vai perceber que tudo fica mais fácil. A decoração, o jeito de se comunicar, as cores, a seleção de funcionários, seu cardápio, etc.
Por falar em cardápio, esse é outro ponto importante da nossa conversa.
Nós, cirurgiões-dentistas, amamos um curso… Rapaz, nunca vi igual rsrs. É um tal de achar que um cursinho, ou uma especialização vai salvar a vida…. E as coisas não funcionam assim.
Estamos falando sobre foco e público-alvo. Agora deixa eu começar a falar sobre o seu foco pessoal.
Se você optou por ter uma clínica especializada em ortodontia para um público A/B, por exemplo, você precisa pensar no cardápio para esse público e aí sim começar a pensar em cursos que vão suprir esse cardápio de serviços.
Sua clínica é especializada em ortodontia, para um público A/B. Você vai lá e faz um curso de prótese removível…. Qual o sentido disso? Modinha….. é a única resposta possível.
Comece a pensar no seu crescimento profissional de acordo com o seu público.
Agora se você decide fazer um curso de alinhadores, por exemplo, aí sim faz sentido. É o que o seu público quer. FOCO!
E mesmo que você comece a ver uma procura em sua clínica por determinado procedimento, você não precisa ser especialista em tudo. Foco no que você definiu! Contrate outro profissional para fazer esta nova demanda.
Então fica aqui a minha dica especial para 2020:
FOCO no seu negócio, FOCO no seu público-alvo, seja DIFERENTE!
Quem define “quem vier” como público-alvo, fica à mercê da maré, da manada…. E aí a profissão sempre vai ser a vilã….
Foco total no seu sucesso!
Obrigado pela leitura e espero contar com você para continuarmos crescendo juntos em 2020!
Um forte abraço!
Fellipe Dias da Silva
www.drfellipedias.com.br