A todos os leitores e leitoras do blog, em primeiro lugar, Feliz 2020!
Escolhi retomar nossa coluna semanal sobre Periodontia com um assunto que à primeira vista pode parecer um tanto óbvio, mas que acredito ser muitas vezes pensado de forma um tanto simplista. E pensei que poderíamos ir além.
Se eu perguntar a você: o que faz o Periodontista? O que significa ser Periodontista? Qual seria sua resposta para mim?
Ou se acontecesse de algum paciente te perguntar: Dr., Dra., afinal, qual o significado de Periodontista?
Numa definição bastante simples, em poucas palavras, poderia ser: Dentista Periodontista é o profissional da Odontologia que se dedica à Periodontia. Ou, ainda, o profissional que trata as doenças periodontais, ou como vemos muito por aí, o profissional que cuida da gengiva, ou ainda, do hálito. E ainda muitas outras definições incompletas.
Não satisfeita com nenhuma dessas definições comuns, decidi escrever a coluna de hoje.
Dada a complexidade da Periodontia, nenhuma delas ilustra à altura o que o Especialista em Periodontia faz, porque não é possível, em poucas palavras fazê-lo.
Segundo o Conselho Federal de Odontologia – CFO, de acordo com o documento de Consolidação das Normas para Procedimentos nos Conselhos de Odontologia, o Periodontista é o especialista que possui as competências necessárias para atuar em:
- a) avaliação diagnóstica e planejamento do tratamento;
- b) avaliação da influência da doença periodontal em condições sistêmicas;
- c) controle dos agentes etiológicos e fatores de risco das doenças dos tecidos de suporte e circundantes dos dentes e dos seus substitutos;
- d) procedimentos preventivos, clínicos e cirúrgicos para regeneração dos tecidos periodontais e peri-implantares;
- e) planejamento e instalação de implantes e restituição das estruturas de suporte, enxertando materiais naturais e sintéticos; e,
- f) procedimentos necessários à manutenção de saúde.
Dessa forma, fica claro para todos nós que nenhuma daquelas definições comumente utilizadas consegue, de forma completa, definir o Especialista em Periodontia.
Primeiro, porque, além de “cuidar” dos tecidos periodontais (gengiva, osso, cemento e ligamento periodontal), em relação ao diagnóstico e tratamento das doenças periodontais, fica evidente que o Periodontista também “cuida” dos tecidos ao redor de implantes ou tecidos peri-implantares, para o diagnóstico e tratamento das doenças peri-implantares. Ou seja, os tecidos responsáveis pela proteção, pelo suporte, e claro, pela saúde, de dentes e de implantes, na boca.
Segundo, porque, além de “cuidar” da regeneração desses tecidos, quando necessária, e de promover a substituição de dentes por implantes, quando indicada, “cuida” também da prevenção e dessa forma, “cuida” da saúde dos indivíduos.
E como já conversamos bastante aqui no blog, em colunas anteriores, saúde bucal e saúde geral são uma única saúde, ou seja, saúde é saúde, uma vez que os desequilíbrios bucais impactam em todo o corpo.
Portanto, a Periodontia é de fato uma área da Odontologia, que nos impressiona pela sua complexidade. É como eu sempre digo: fala se tem como não amar Periodontia? Periodontia é uma especialidade incrível, na minha nada imparcial opinião 😉