Afinal, o cirurgião-dentista precisa mesmo entender sobre medicina periodontal?

Na última coluna discutimos os múltiplos papéis que o Cirugião-Dentista Periodontista está apto a desempenhar.

 

Segundo o Conselho Federal de Odontologia – CFO, de acordo com o documento de Consolidação das Normas para Procedimentos nos Conselhos de Odontologia, o Periodontista é o especialista que possui as competências necessárias para atuar em seis sub-áreas, sendo uma delas: A AVALIAÇÃO DA INFLUÊNCIA DA DOENÇA PERIODONTAL EM CONDIÇÕES SISTÊMICAS.

 

O que podemos entender disso? Que o estudo da Medicina Periodontal, a sub-área da Periodontia que se encarrega de discutir essa influência da doença periodontal em condições sistêmicas, é fundamental para qualquer Cirugião-Dentista, mas imprescindível para o Periodontista.

 

QUAL A IMPORTÂNCIA DA MEDICINA PERIODONTAL?

 

Charles Mayo em 1922 afirmou que “O próximo grande passo na Medicina Preventiva deve vir dos dentistas”. Eu me pergunto se de fato demos esse “grande passo”.

 

A Periodontite é citada como a sexta condição crônica mais prevalente no mundo. Até 47% da população adulta pode apresentar a doença. Além disso, a periodontite tem sido associada a doenças em todos os outros sistemas do corpo humano: cardiovascular, respiratório, digestório, nervoso, endócrino, urinário, reprodutor, esquelético, muscular, imunológico. Preciso dizer mais?

 

Com frequência recebo solicitações de dentistas pedindo que esse tema seja mais explorado. E muitas vezes me dizem que sabem pouco sobre o assunto. É incrível como aparentemente um tema tão consolidado em Odontologia e em Periodontia ainda é tão pouco discutido.

 

Nas colunas que escrevi em 2019 para o blog, conseguimos fazer uma abordagem bem completa e abrangente sobre Medicina Periodontal. Se você não leu, sugiro ver o último post de 2019 em que fizemos uma retrospectiva sobre Medicina Periodontal , sobre tudo que já conversamos sobre.

 

Diante dessas demandas, e de publicações mais recentes sobre o tema, decidi que seguirei escrevendo sobre Medicina Periodontal com frequência por aqui, para contribuir com a atualização de você leitor, nesse tópico tão importante para a Odontologia.

 

O ano de 2020 já iniciou com pelo menos duas importantes pesquisas sendo publicadas sobre a associação entre a Periodontite e os Desfechos Adversos da Gestação, bem como sobre a relação entre a Periodontite e a Hipertensão Arterial. Sim, Hipertensão! Mais uma doença bastante prevalente no mundo sobre a qual a Periodontite pode exercer influência.

 

O que vemos é que cada vez mais precisamos enxergar o paciente como um ser único, e que não devemos entender sua saúde bucal como algo que possa ser separada da saúde geral, uma vez que saúde é saúde.

 

Bom, encerro o texto dessa semana reforçando o convite para que você releia os principais posts daqui do blog que publicamos nesse assunto, e que continue nos acompanhando por aqui semanalmente com conteúdo atualizado sobre Medicina Periodontal.

 

Até a próxima semana!

 

Mariana Fogacci
Profa. Adjunta Periodontia (Universidade Federal de Pernambuco – UFPE)
Integrante do Banco de Avaliadores do Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (Sinaes) MEC/INEP – BASis
Pós-Doutorado em Saúde e Ambiente (UNIR)
Doutora e Mestre em Periodontia (UFRJ)
Especialista em Periodontia (FOB-USP)
Especialista em Prótese Dentária (UFRJ)
Habilitação em Laserterapia (USP)
Graduada em Odontologia (UFRJ)
Membro da Sociedade Brasileira de Periodontologia (SOBRAPE)
E-mail: mari.fogacci@gmail.com
IG: @marianafogacci