Digitalizando a Odontologia

O uso da tecnologia em benefício da saúde é uma realidade cada vez mais crescente no mundo moderno. Em Odontologia, o uso de ferramentas digitais traz inúmeras vantagens tanto para o profissional como para os pacientes. Esse processo vem ocorrendo de forma crescente e consequentemente mudando a forma de se diagnosticar, planejar e executar os procedimentos odontológicos. Atualmente quase todas as especialidades odontológicas podem se beneficiar dos recursos digitais para tornar os procedimentos mais eficazes e previsíveis.

 

Os planejamentos digitais para os diversos tipos de tratamentos, sejam eles restauradores, ortodônticos, cirúrgicos ou outros, proporcionam diversos benefícios e dentre eles podemos citar: 

 

.    Ampliam e melhoram nossa visão diagnóstica.

.    Nossos planejamentos se tornam mais previsíveis a partir do momento que visualizamos todas as etapas antes da execução.

.    Melhoram a qualidade dos tratamentos porque através de uma padronização dos processos, conseguimos otimizar o tempo de tratamento.

.    Temos uma maior aceitação dos tratamentos pelos pacientes já que eles passam a compreender o tratamento que está sendo proposto.

 

Podemos entender o fluxo digital em Odontologia em três etapas. A primeira etapa consiste em capturar as informações digitais do paciente através de ferramentas digitais: máquinas fotográficas, scanners intra ou extra orais e os tomógrafos odontológicos. A segunda etapa será a etapa de planejamento virtual do caso que são realizados em softwares específicos para cada especialidade da odontologia. E a terceira e última etapa será a de produção ou confecção dos aparatos virtuais em dispositivos físicos para serem utilizados pelo profissional durante o procedimento.

 

Podemos considerar que este é um fluxo simples e fácil de ser aplicado no dia a dia clínico, tornando os procedimentos mais eficazes, reduzindo o tempo de tratamento e promovendo uma odontologia mais previsível e satisfatória para todos os envolvidos.  

 

Profa Fernanda Camargo e Prof Felipe Miguel