Como você pode se diferenciar dos concorrentes?

Você já parou para analisar se os seus clientes te percebem como diferente dos seus concorrentes? Que imagem você está passando para os seus clientes? Entenda que a imagem que os seus clientes terão de você e do seu consultório é a imagem que você transmite a eles. Como assim? Vou te fazer algumas perguntas e você vai respondendo a elas aí, mentalmente mesmo!

 

Seus clientes vivem te pedindo descontos, antes de decidir fechar um tratamento? Eles te escutam atentamente, mas na hora em que você diz o preço, subitamente eles dizem: “tá caro, o que você pode fazer para melhorar esse preço?” Aí, eles só fecham contigo se você der algum desconto (o que é extremamente perigoso e vamos abordar esse tema específico em outra coluna)…

 

Você se sente refém dos seus clientes? Por exemplo: quando te pedem um desconto, eles já falam que caso não seja possível terão que analisar outros preços, ou mudar de consultório? (é nessa hora que a maioria dos dentistas acaba caindo e diminuindo seus honorários)…

 

Os clientes não fecham contigo, mesmo quando – de maneira errada – você baixa o seu preço, atendendo a uma solicitação deles mesmos… Acredite: isso acontece muito…

 

Os clientes não enxergam as suas qualidades ou da sua clínica? Na sua visão, você e seu consultório têm vários pontos fortes, mas o cliente não consegue perceber isso e está focado apenas no preço…

 

Se você respondeu SIM para duas ou mais perguntas, você está numa zona um pouco crítica e seu cliente não consegue te enxergar como diferente dos demais dentistas. Para eles, você é um dentista genérico, sem diferencial… E, quando eles não percebem nenhuma diferença, nenhuma vantagem, o que vai contar é o preço. Sinceramente, não entre nessa “guerra”, você vai perder muito. Perder dinheiro, perder clientes e perder a motivação na profissão.

 

Então, qual a solução para quem está nessa zona de risco?

DIFERENCIAÇÃO! Essa é a palavra de ouro!

 

Ser reconhecido e percebido pelos clientes como diferente e melhor é uma meta a ser alcançada por você e seus colaboradores. E você deve buscar isso em todas as etapas do seu planejamento de Marketing. Você possui um?

Ao contrário do que se pensa, a oferta de serviços de um consultório é constituída por muito mais do que simplesmente tratamentos odontológicos. É composta também pelo atendimento, pela qualidade das instalações e equipamentos, informações aos pacientes, o ambiente proporcionado, acolhimento, preços, prazos de pagamentos oferecidos, os dias e horários de atendimento, etc. São esses aspectos não clínicos que fazem a diferença entre os consultórios. Ou seja, os pacientes devem perceber claramente as diferenças e avaliar que elas resultam em um consultório ou clínica superior, diferente e que merece ser escolhido por eles.

 

Clientes satisfeitos falam de sua satisfação para outras pessoas, o que amplia a boa reputação da clínica; trazem satisfação ao trabalho, motivando o profissional e sua equipe, além de consumir menos tempo e provocar menos estresse no atendimento. Bom, né? Ótimo!

 

Dessa forma, ser bom tecnicamente é essencial, mas não suficiente. É fundamental ser bom também na percepção do cliente. Quando você atende às expectativas dos clientes, eles ficam satisfeitos. Diria, até mesmo, bastante satisfeitos! Porém, quando você supera essas expectativas, é gerado um encantamento. E cliente encantado é cliente fidelizado! Pense nisso! Agora, bota a cabeça pra funcionar e responda pra você mesmo: como você pode se diferenciar dos seus concorrentes?

 

Tem alguma dúvida ou sugestão de tema para abordarmos aqui neste espaço? Envia para o meu e-mail ou pelo direct do Instagram! Estou aqui para te ajudar. Conte comigo!

 

Sucesso sempre!

Até a próxima!

 

ANTONIO M. A. LATEMPA
Dentista (mestre e especialista em Dentística) e jornalista, especialista em
Marketing.
Professor universitário e palestrante. Sócio-fundador da AR! Soluções e
Desenvolvimento em Marketing, desde 2009 ajuda profissionais a conquistarem
seus melhores resultados através de aulas, palestras e cursos de Marketing,
Marketing Digital e Vendas (presencial e online).
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