Você já parou para analisar se os seus clientes te percebem como diferente dos seus concorrentes? Que imagem você está passando para os seus clientes? Entenda que a imagem que os seus clientes terão de você e do seu consultório é a imagem que você transmite a eles. Como assim? Vou te fazer algumas perguntas e você vai respondendo a elas aí, mentalmente mesmo!
Seus clientes vivem te pedindo descontos, antes de decidir fechar um tratamento? Eles te escutam atentamente, mas na hora em que você diz o preço, subitamente eles dizem: “tá caro, o que você pode fazer para melhorar esse preço?” Aí, eles só fecham contigo se você der algum desconto (o que é extremamente perigoso e vamos abordar esse tema específico em outra coluna)…
Você se sente refém dos seus clientes? Por exemplo: quando te pedem um desconto, eles já falam que caso não seja possível terão que analisar outros preços, ou mudar de consultório? (é nessa hora que a maioria dos dentistas acaba caindo e diminuindo seus honorários)…
Os clientes não fecham contigo, mesmo quando – de maneira errada – você baixa o seu preço, atendendo a uma solicitação deles mesmos… Acredite: isso acontece muito…
Os clientes não enxergam as suas qualidades ou da sua clínica? Na sua visão, você e seu consultório têm vários pontos fortes, mas o cliente não consegue perceber isso e está focado apenas no preço…
Se você respondeu SIM para duas ou mais perguntas, você está numa zona um pouco crítica e seu cliente não consegue te enxergar como diferente dos demais dentistas. Para eles, você é um dentista genérico, sem diferencial… E, quando eles não percebem nenhuma diferença, nenhuma vantagem, o que vai contar é o preço. Sinceramente, não entre nessa “guerra”, você vai perder muito. Perder dinheiro, perder clientes e perder a motivação na profissão.
Então, qual a solução para quem está nessa zona de risco?
DIFERENCIAÇÃO! Essa é a palavra de ouro!
Ser reconhecido e percebido pelos clientes como diferente e melhor é uma meta a ser alcançada por você e seus colaboradores. E você deve buscar isso em todas as etapas do seu planejamento de Marketing. Você possui um?
Ao contrário do que se pensa, a oferta de serviços de um consultório é constituída por muito mais do que simplesmente tratamentos odontológicos. É composta também pelo atendimento, pela qualidade das instalações e equipamentos, informações aos pacientes, o ambiente proporcionado, acolhimento, preços, prazos de pagamentos oferecidos, os dias e horários de atendimento, etc. São esses aspectos não clínicos que fazem a diferença entre os consultórios. Ou seja, os pacientes devem perceber claramente as diferenças e avaliar que elas resultam em um consultório ou clínica superior, diferente e que merece ser escolhido por eles.
Clientes satisfeitos falam de sua satisfação para outras pessoas, o que amplia a boa reputação da clínica; trazem satisfação ao trabalho, motivando o profissional e sua equipe, além de consumir menos tempo e provocar menos estresse no atendimento. Bom, né? Ótimo!
Dessa forma, ser bom tecnicamente é essencial, mas não suficiente. É fundamental ser bom também na percepção do cliente. Quando você atende às expectativas dos clientes, eles ficam satisfeitos. Diria, até mesmo, bastante satisfeitos! Porém, quando você supera essas expectativas, é gerado um encantamento. E cliente encantado é cliente fidelizado! Pense nisso! Agora, bota a cabeça pra funcionar e responda pra você mesmo: como você pode se diferenciar dos seus concorrentes?
Tem alguma dúvida ou sugestão de tema para abordarmos aqui neste espaço? Envia para o meu e-mail ou pelo direct do Instagram! Estou aqui para te ajudar. Conte comigo!
Sucesso sempre!
Até a próxima!