Criatividade para transformar cenários

O cenário atual de nosso país não está nada positivo, correto? Ok! Entendo que muitas vezes batem sentimentos de desânimo e desespero, afinal ter um negócio no Brasil é um desafio daqueles de deixar qualquer um de cabelo em pé, coração apertado e até com vontade de jogar tudo para o alto e partir para algo mais seguro, sem altos e baixos.

 

Se você está lendo este artigo, te convido a pensar um pouco comigo. Vamos olhar além dos cenários social, político e econômico, vamos buscar entender as pessoas e seus anseios humano. Afinal, tudo está ligado ao que de fato somos ou queremos ser.

 

Acredito que o mundo precisa desesperadamente de pessoas abertas às relações, às conexões, ao movimento. Um mundo só evolui através da entrega e da contribuição humana. E quando isto acontece, é transformador.

 

Que tal começar a transformar o cenário atual tornando-se um profissional mais interessado no ser humano, aberto a entender o outro, tendo mais empatia, compaixão e curiosidade?

 

Não existe criatividade sem movimento, da mesma maneira que não existe movimento significativo sem criatividade. Portanto, quem deseja transformar cenários críticos, precisa espantar a inércia, a preguiça e a procrastinação para bem longe. A criatividade esconde-se de pessoas preguiçosas que estão paralisadas, esperando a crise passar.

 

Seja curioso, não coloque barreiras para aumentar seu repertório de conhecimento, dê vida às suas ideias. A criatividade consiste em colocar a imaginação para resolver um problema, buscando uma solução original. Quando esta solução é colocada em prática você de fato se torna numa pessoa inovadora, capaz de transformar.

 

Segundo Tolstói, fazemos história desde que nos levantamos de manhã até a hora em que vamos para a cama à noite, portanto faça a roda girar colocando a mão na massa! Energia, coragem e interesse serão fundamentais nessa caminhada. Leve junto uma verba para o erro, faz parte. Procure viver de forma plena, lidando com suas vulnerabilidades conscientemente.

 

A crise nos obriga a pensar diferente e exige ação. Você vai esperar passivamente ou vai agir? Em momentos de dificuldade, a imaginação é tão importante quanto o conhecimento.

 

Posso te contar um segredo? Todas as coisas já foram criadas, mas não foram criadas por você. Esteja sempre atento a tudo e a todos. As oportunidades surgem apenas para as pessoas interessadas. Quer alguns caminhos? Ok, veja os que funcionaram comigo:

  • Tenha um interesse genuíno por seu negócio. Preste atenção, pergunte e aja;
  • Conheça a região em que a clínica está localizada. Observe o movimento nas ruas, se apresente às pessoas, esteja atento às conversas, saiba sobre a cultura e os costumes, esteja aberto a esta comunidade;
  • Acompanhe pessoas incríveis. Faça algo para estar perto delas: além de cursos, adquira algo que elas comercializem, convide-as para um café, procure saber quais são suas referências, o que elas fazem, escutam, acompanham;
  • Leia compulsivamente, encontre respostas na leitura. Ler ensina a pensar. Tenha curiosidade, paciência e amor para aumentar seu conhecimento;
  • Escute músicas, assista a filmes. Explore temas completamente diferentes do que está acostumado, não fique restrito apenas ao óbvio, ao que a mídia divulga;
  • Resgate o ato de brincar. Através da brincadeira você conhece a si mesmo, se relaciona com o mundo, troca de lugar, obtém outros pontos de vistas, elabora, pratica e aprende. Encontre as brincadeiras com as quais você mais se identifica: dançar, praticar esporte, confeccionar algo com as próprias mãos, jogar conversa fora, contar histórias, entre outras.

 

O universo é generoso com quem se movimenta, se você quer transformar o cenário atual comece por pequenas micro revoluções. Você vai se surpreender com os resultados.

 

Nísia Teles é empreendedora, educadora e sócia-fundadora da Consultoria Markentista. Graduada em Marketing, especialista em empreendedorismo e novos negócios pela FGV/SP.  Há 18 anos no mercado odontológico, possui experiência na área de marketing odontológico e médico. Aprofundou seus estudos nas áreas de empreendedorismo, marketing sensorial, comunicação corporativa, gestão de pessoas, criatividade, branding e mídias sociais. Idealizadora e coordenadora do Clube Markentista e Casa Markentista, projetos de cursos e treinamentos. É professora de Marketing na Faculdade São Leopoldo Mandic – Rio de Janeiro. Palestrante em congressos e eventos pelo Brasil. Autora do livro Atendimento Inovador em Saúde.