Nossa retrospectiva sobre medicina periodontal

A coluna de hoje é minha última do ano para o blog. Decidi fazer um resumo de tudo que discutimos sobre Periodontia por aqui neste ano…

 

Refletimos sobre a importância da Medicina Periodontal para a saúde e entendemos que precisamos falar mais sobre esse assunto…

 

Vimos que a sondagem periodontal é a maior ferramenta que devemos sempre utilizar, para definir qual o risco de nossos pacientes do ponto de vista “sistêmico”, do ponto de vista de saúde periodontal, bucal, geral, afinal saúde é saúde.

 

Uma vez examinado o paciente, é preciso entender como fechar esse diagnóstico segundo a nova Classificação das Doenças Periodontais. Quando estivermos diante de um caso de periodontite, poderemos então alertar a esses pacientes, que estão sob maior risco de impacto sistêmico, para além dos efeitos locais da doença.

 

Ainda esclarecemos a importância do tratamento periodontal para além dos tecidos periodontais, mas seu impacto positivo em todo o corpo , na melhora da função endotelial, na diminuição dos biomarcadores da doença aterosclerótica, na redução da inflamação sistêmica, na redução da proteína C reativa e na redução da hemoglobina glicada.

 

Ressaltamos também que, segundo o último consenso sobre Medicina Periodontal publicado pelas Academia Americana de Periodontologia e Federação Européia de Periodontologia, a periodontite é um fator de risco para o desenvolvimento de doença cardiovascular aterosclerótica e a relação entre diabetes e periodontite é bidirecional.

 

Vimos também quais as principais recomendações clínicas em Periodontia para pacientes com doença cardiovascular aterosclerótica e com diabetes.

 

Trouxemos ainda a discussão sobre a possível associação entre a periodontite e os desfechos adversos da gestação , como a prematuridade e o baixo peso ao nascer, bem como as principais recomendações clínicas em Periodontia para o atendimento odontológico de gestantes.

 

Vimos que a periodontite pode estar relacionada com doenças do sistema respiratório, com a doença de Alzheimer, com a infertilidade feminina.

 

Eu espero que tenha conseguido, com esses textos, contribuir para uma maior aproximação entre a Medicina Periodontal e todos nós cirurgiões-dentistas.

 

Faremos um pequeno recesso da coluna de Periodontia neste período de festas, e retornaremos na segunda semana de janeiro de 2020.

 

Aproveito para pedir que deixem nos comentários sugestões de temas em Periodontia que gostariam de ver mais por aqui.

 

Desejo ótimas festas a todos e um 2020 de muitas realizações e Periodontia, é claro!