Prezado amigo dentista,
A pandemia Covid-19 afetou em cheio o Brasil, um país que ainda se recuperava lentamente de uma grave crise econômica, e que, inevitavelmente, irá enfrentar uma outra, logo após esse surto, de proporções ainda maiores. Porém, nesse momento, estamos todos em casa, com consultórios e clínicas fechados, e nos deparamos com uma série de questionamentos. Muito se escreve sobre o assunto, sob diferentes prismas e óticas, e dessa forma, através desse documento, pretendo trazer luz a alguns pontos importantes que devem ser considerados, bem como sugerir ações a serem tomadas de forma imediata, afim de garantir a sanidade do seu negócio; e por conseguinte, a sua própria.
Os tópicos serão divididos em ações operacionais e de comunicação, de forma a auxiliar o dentista na tomada de decisão e ação na gestão dessa crise.
1. OPERACIONAIS:
1a. Operações de Recebimento:
Corresponde à receita que deveríamos receber nesse período. São os cheques, boletos ou débitos recorrentes já acordados.
– Devemos buscar garantir a receita já contratada.
– Caso o paciente negocie o depósito do cheques ou o pagamento dos boletos, você pode:
– Oferecer condições diferenciadas de pagamento; caso não consiga obter o valor total, negocie parcelar no mínimo possível, os valores a receber, afinal, você precisa de receita nesse momento de cenários indeterminados.
– Outra opção é oferecer serviços extra com custo marginal baixo pra reter o contrato, como garantir a manutenção por um ano, por exemplo.
– Adiantar pagamento com algum desconto: ofereça um desconto na transferência, ou pelo menos a efetivação de uma parte do pagamento. Negocie!
1b. Operações de pagamento:
Corresponde aos acordos de pagamento que já estão firmados. Nesse ínterim, podemos adotar a seguinte estratégica:
– Renegociar prazos e valores: os pacientes vão negociar com você, e você precisa negociar com os seus credores;
– Comece pelos contratos de maior margem; e os mais voluptuosos, como aluguel, parcelas de equipamentos, e outros. Contratos de financiamento já acordados no Santander, por exemplo, estão sendo postergados em dois meses.
– Priorize os de maior valor ou mais próximos de vencerem. Negocie!
1c. Caixa:
Defina um valor mínimo na conta, e nunca tenha menos do que aquele valor no banco. Esse valor servirá como um referencial, pra tomada de decisão de medidas extremas, como demissões. Elas podem acontecer, embora esse não seja o desejo de nenhum de nós.
1d. Recebíveis:
Antecipe recebíveis que a clínica ou o consultório possuem. O dinheiro no mercado vai diminuir cada vez mais em meio a crise, portanto, é importante ter dinheiro em caixa como proteção aos diferentes cenários possíveis, não apenas durante o confinamento, mas, principalmente, após.
1e. Linhas de Crédito:
Caso defina buscar um financiamento, e isso é absolutamente explicável, seguem algumas dicas:
– De preferência a instituições solidas, pois nesse cenário bancos e instituições financeiras de menor porte, podem ter problemas de liquidez.
– BNDES e o Governo do Estado do Rio de Janeiro, por exemplo, abriram linhas de crédito com taxas muito interessantes, e que, dificilmente serão igualadas em instituições financeiras convencionais.
– Não postergue a tomada de decisão. Avalie as linhas e ative-as antes que elas sequem.
Contudo, ATENÇÃO, esse dinheiro deve ser resguardado para os cenários extremos. Não use esse crédito, inicialmente, pra expandir ou reinvestir, antes de ter certeza que o ambiente econômico está seguro. – No melhor cenário, você não utilizará esse dinheiro, e poderá pagar integralmente os empréstimos, utilizando os juros desse período em poucos meses.
1f. Funcionários:
– Renegociação de salários, férias e suspensão de contratos são medidas que devem ser estudadas nesse momento.
1g. Impostos:
– Postergação do pagamento do simples para datas futuras, para aqueles que são pessoa jurídica nessa modalidade.
– Também para Empresas, fica postergado o recolhimento do FGTS por 3 meses.
2. Comunicação
2a. Mude a atuação nas redes sociais:
Seja em links patrocinados, ou em posts ou stories orgânicos, evite, apenas durante esse período, se mostrar como um vendedor de sonhos. Isso pode soar “oportunista” pra quem está recebendo a mensagem nesse momento. Timing e empatia caminham juntos.
2b. Evite postagens que propaguem pânico; todos estão sendo bombardeados com uma infinidade de noticias. Não sejamos nós os “profetas do apocalipse”. Nossa postura na dificuldade diz muito sobre a forma como seremos avaliados no futuro.
2c. Impulsione, com valores abaixo do que costuma praticar, os posts de incentivo ao confinamento nesse momento. Você está sempre presente quando as coisas estão bem, pode ser perceptível para algumas pessoas, o fato de você estar sumindo na dificuldade, caso paralise totalmente as campanhas patrocinadas.
2d. Trabalhe a empatia, mostre que está preocupado, e no mesmo barco que todos os outros. Seja solidário ao momento.
2e. Converse com seus pacientes em tratamento. Mostre que você está em confinamento, mas de olho no que está acontecendo, preocupado em voltar o quanto antes pra cumprir o que acordou com eles.
3. Bônus
DO LIMÃO UMA LIMONADA!
Algumas dicas pra aproveitar esse tempo de confinamento.
3a. Coloque em pratica projetos que dependem de você para a gestão e comunicação da clinica;
3b. Busque também cursos de gestão, não apenas os técnicos em odontologia; existe uma infinidade de cursos que estão open source nesse período;
3c. Defina processos: ligações, resgate de casos, comunicação com os pacientes, e uma infinidade de tarefas que sempre postergamos porque não temos tempo.
3d. Estude e se atualize. Leia!
Caro colega, o momento que vivemos é extremamente delicado, mas cabe a cada um de nós agir e extrair o melhor possível dessa situação inédita nos nossos tempos. Espero ter ajudado da melhor forma, e me coloco à disposição para discutir ideias e ações, bem como, se puder, responder dúvidas.
Fiquem com Deus, se cuidem, e cuidem dos seus.
Dr. Eduardo Roberty
(@doutor.roberty)