Olá querido leitor! Que ótimo ter você por aqui no Blog do CEO Group. Hoje inauguramos a coluna de Gestão e Marketing. Será um prazer poder tratar destes assuntos tão importantes nas nossas vidas de Cirurgiões-Dentistas.
Meu nome é Fellipe Dias da Silva, sou Cirurgião-Dentista por formação, mas atuo ministrando palestras e cursos pela América Latina, sou consultor em Gestão e Marketing para profissionais da saúde e gerente comercial da TOMAZ Gestão e Marketing.
Possuo MBA em Comunicação e Marketing, cursando o 2º MBA agora em Gestão de Clínicas Médico-Odontológicas, sou presidente da ONG Doutores do Riso, presidente do Congresso Jovens Dentistas, CEO and Founder do Grupo Effe, fui embaixador na Associação Brasileira de Marketing em Odontologia (2013-2014), participei de diversos eventos em outros países, tenho vários cursos como Gestão de Pessoas, Ética Empresarial, Marketing, Mídias Sociais, Empreendedorismo, Técnicas de Vendas, Liderança de Equipes por instituições como FGV, ESPM, SEBRAE, etc, obtenho ainda certificação internacional em Inboud Marketing e defendi TCC sob o tema “Neuromarketing Aplicado à Odontologia”, o primeiro ligado ao tema no país.
Chega de falar de mim e vamos ao que realmente importa rsrs.
Para começarmos a falar sobre o que é marketing, seus conceitos e suas aplicações, primeiro precisamos entender o que NÃO é marketing. Desde seu “surgimento”, o marketing vem sendo atrelado a idéias equivocadas sobre seu conceito e por isso precisamos esclarecê-lo.
Quando se fala em marketing, as pessoas comumente o associam à propaganda (principalmente panfleto). Para muitos o marketing simplesmente se resume a isso, o que causa um grande preconceito nas culturas em geral.
Na saúde, temos várias implicações que regulam a propaganda no uso pelo profissional e, quando atrelamos o marketing a isso, passamos a ter uma imagem distorcida sobre o que realmente é.
Vários estudiosos na área da saúde vêm lutando para que essa associação venha a ser desfeita na classe, mas poucos são os profissionais que realmente buscam o real conceito de marketing. A propaganda está inserida no marketing.
Outra idéia equivocada acerca do marketing é confundir com vendas! Marketing não é simplesmente vender.
A maioria das pessoas, tanto o público em geral, como boa parte dos administradores, tem em suas mentes que marketing e vendas são as mesmas coisas.
Philip Kotler, a quem consideramos o pai do marketing, afirma que o “marketing não pode ser o mesmo que vender porque começa muito antes de a empresa ter o produto”. Percebe então que o marketing começa bem antes de ter o produto e percorre toda a vida útil dele?
Outro grande nome, quando se fala em Marketing, Peter Drucker sabiamente observou que “o objetivo do marketing é tornar supérfluo o esforço de vender”. Com todos estes conceitos, fica claro que Marketing não é vender. A venda também é um braço do marketing.
Mas então o que seria o marketing?
Para Philip Kotler, o marketing é definido como “um processo social e gerencial por meio do qual os indivíduos e os grupos obtêm aquilo de que precisam e também o que desejam em razão da criação e da troca de produtos/serviços de valor com outras pessoas”.
Afirma ainda que “marketing tem como função identificar necessidades e desejos não satisfeitos, definir e medir sua magnitude, determinar a que mercado-alvo a organização pode atender melhor, lançar produtos, serviços e programas apropriados para atender a esses mercados e pedir às pessoas da empresa que pensam e sirvam o cliente”.
O marketing possui vários conceitos dentre os estudiosos do assunto, mas vou tentar resumi-los a você com minhas próprias palavras.
“O marketing é a identificação sistemática de necessidades e desejos de produto e/ou serviço em um certo grupo de pessoas (seu público-alvo) e entregar isso ao cliente com alto valor agregado.”
Vamos a um exemplo:
O paciente tem uma cárie oclusal no elemento 37. Ele tem uma necessidade? Sim, ele precisa sanar a doença cárie. O estágio já está avançado e o aspecto da cárie está escurecido, o paciente então cria o desejo de ter o dente “branquinho” e resolve procurar o seu dentista. Percebe que ele tem a necessidade e criou o desejo? O dentista dele não trabalha com resina composta, só oferece restaurações em porcelana pelas seus benefícios. Mas será que o paciente tem a capacidade de compra? Se ele não tiver condições, de nada adianta ser o melhor produto/serviço do mundo se o público-alvo não pode ou não está disposto a pagar por isso.
Percebeu como o marketing está inserido em cada momento em nossa vida clínica?
Então esqueça aquela velha ideia que o marketing se resume em panfletinho e vender alguma coisa. Estamos falando de uma ciência que estuda todos os processos que levam um paciente a desejar algo, as experiências dele antes, durante e depois dessa compra.
Marketing é realizar um planejamento estratégico. Saber onde você está atualmente, onde quer chegar, e o que precisa fazer para que isto aconteça. Não é um conjunto de pequenas coisas que podemos fazer pra deixar o consultório mais bonito e sim uma condição de sobrevivência no mercado.
Dividimos o marketing didaticamente em 6P’s:
- Ponto
- Produto
- Promoção
- Preço
- Pessoas
- Percepção
Esses pontos chamamos de Mix de Marketing. Vários estudiosos classificam de forma diferente, 4P’s, alguns 8P’s, mas este é um assunto para um outro artigo.
Fico feliz em saber que agora sua visão do marketing vai mudar.
Muito obrigado por sua leitura e continue acompanhando os próximos artigos.