Rei Leão na Odontologia: Efeito Manada!

Recentemente foi lançado o remake de “O Rei Leão”, um dos principais filmes da Disney. E aí você pode pensar: “- Mas Fellipe, qual relação do filme com a odontologia?”. Vou te explicar! Existe uma parte do filme, em que o Rei Mufasa, cai de um penhasco e é engolido pela manada que passava pelo local. É justamente sobre este efeito que eu quero falar hoje.

 

Você já parou para estudar as movimentações que existem na odontologia? Na verdade, em todas as profissões da saúde, mas para Cirurgiões-Dentistas esse efeito é mais evidente. É o Efeito Manada. Te convido a refletir junto comigo sobre um passado recente de nossa profissão. Quando a ortodontia começou a ganhar força e, as pessoas começaram a enxergar valor, deu-se início a uma corrida pelos cursos de especialização em ortodontia. O mercado começou a saturar de profissionais de orto, os preços começaram a despencar e, hoje em dia, vemos profissionais cobrando 40 reais a manutenção (apesar de particularmente eu não gostar do termo manutenção) e ainda profissionais pagando para o paciente tratar com ele, e quando digo pagando é literalmente isso.

 

Vamos trazer para a atualidade. Recentemente, a bichectomia virou febre entre os colegas dentistas. Todos queriam fazer um curso, pois bichectomia era a salvação para qualquer negócio. Agora vem cá, você tem ouvido falar nela atualmente? Ou se você fez o curso, quantos pacientes você já atendeu? Esse procedimento tem ficado fora dos holofotes atualmente. Mesma coisa tem acontecido nesse instante, com a Harmonização Facial. Começou um tal de harmonização pra cá, harmonização pra lá. É um pensamento de que, se o negócio não está bom, vamos fazer harmonização que vai dar dinheiro e vai ser a salvação. E aí acontece justamente a temática principal deste artigo, o Efeito Manada!

 

Surge algum procedimento e aí todos os dentistas querem ir correndo fazer um curso, uma pós-graduação, qualquer coisa, por que essa vai ser a salvação do negócio.Só que, acontecendo este efeito manada, o tal procedimento começa a cair devido ao alto número de profissionais no mercado fazendo os mesmos procedimentos e, consequentemente, o preço também despenca.

 

Mas Fellipe, como fugir disto?

 

Para iniciar nossa conversa de forma concreta, deixa eu te fazer uma pergunta: Quem é o seu público-alvo?
Bom, se você não sabe nem o que é público-alvo, ou ainda não o definiu, corre aqui neste artigo e confira algumas dicas minhas para fazer isto pra ontem! Lembre-se, não existe projeto bem-sucedido, sem público-alvo bem definido. Acredito que a dica mais importante deste artigo foi dada. Tudo depende do seu público-alvo.

 

Se eu tenho uma clínica voltada a 3ª idade, é coeso que eu coloque meus profissionais para realizarem curso de fluorterapia, por exemplo? Tenho certeza que com esse exemplo besta, você leu e teve até uma afeição de estranheza. É exatamente assim que devemos pensar. Será que o meu público-alvo quer isso? Será que eu vou ter demanda pra isso? Qual é o lucro que este procedimento me gera?Viu só que com uma provocação, seu pensamento já teve algumas dúvidas sobre fazer ou não?! É exatamente assim que eu, e a grande maioria dos consultores em saúde, quer que você pense.

 

Sobre capitação de pacientes por exemplo, a moda agora é instagram. Então vamos lá, todo mundo pro instagram, fazer Botox Day que vai dar certo…. CLARO QUE NÃO! Tudo depende do seu público-alvo. E abrindo um parêntese aqui, para com esse negócio de sei lá o que day, clareamento week, e sei lá mais o que…. Você está acostumando o seu paciente a só te procurar em épocas de descontos e/ou condições especiais. Lembre-se, você é um dissipador da educação em saúde, aja como tal!

 

Não é para entrar no efeito manada e achar que fazer o que todo mundo tem feito vai ser a resolução de todos os seus problemas. Esse nem sempre é o caminho. Na verdade, talvez seja por isso que a odontologia como um todo tem sido tão desvalorizada. Voltando a analogia com o filme “O Rei Leão”, quando o Mufasa cai na manada, o que acontece com ele? Ele é pisoteado e morre. Então para encerrar este artigo, uma pergunta.

 

Você quer mesmo entrar na manada ou prefere entender o seu mercado, entender o comportamento e anseios do seu público-alvo? Espero que agora você realmente comece a pensar no seu consultório/clínica como um negócio e não entre no efeito manada!

 

Grande abraço e até a próxima,

Fellipe Dias da Silva

 

Especialista em Gestão, Marketing e Empreendedorismo para área da saúde. Atua como Consultor Pleno, Palestrante e Gerente de Relacionamentos Sul-Americanos na TOMAZ Gestão e Marketing. É Cirurgião-Dentista, possui MBA em Comunicação e Marketing, Pós graduando em MBA em Gestão de Clínicas Médico-Odontológicas, Pós graduando em “Executive MBA in Health Management” (BBI of Chicago).
E-mail: fellipe@tomazmkt.com.br
Instagram: @drfellipedias
Site: http://www.drfellipedias.com.br/