“Até agora, a periodontite tem sido vista como uma doença geralmente assintomática que não é tipicamente considerada em avaliações físicas médicas.” Com essa frase de Steven Offenbacher, o pai da Medicina Periodontal inicio minha primeira coluna para o Blog CEO Group.
Quem me conhece sabe o amor que compartilho pela Periodontia. O que poucos sabem é que lembro do exato primeiro dia em que meus olhos brilharam por essa área da Odontologia. E esse dia, foi quando, pela primeira vez, escutei o termo Medicina Periodontal e tive uma prévia do que ele significava. Estava no terceiro período da graduação, e desse dia em diante não larguei mais a Periodontia.
Mas, por que a Medicina Periodontal é tão fascinante?
É simples!
A Medicina Periodontal é um conceito que retomou a ideia de que boca e corpo não estão desconectados. De que periodonto e saúde sistêmica estão intimamente relacionados. De que não existe saúde “geral” ou “sistêmica” se não houver saúde “periodontal”, e o contrário também! Não existe saúde “periodontal” (ou “bucal”) se não houver saúde “geral” ou “sistêmica”.
Ou seja, SAÚDE é SAÚDE!
Essa é uma bandeira que eu levanto com orgulho e pela qual diariamente me disponho a compartilhar conteúdo em Periodontia. Retomando a frase do início do post: “Até agora, a periodontite tem sido vista como uma doença geralmente assintomática que não é tipicamente considerada em avaliações físicas médicas” (Williams & Offenbacher, 2000).
Isso foi escrito há quase duas décadas! Duas décadas e milhares de pesquisas depois, como estamos? Hoje sabemos que a via de mão dupla é real, com robustez de evidências científicas, que tanto a periodontite é afetada quanto afeta o indivíduo sistemicamente. Doença cardiovascular aterosclerótica e diabetes tipo II são exemplos de doenças que podem ser desencadeadas pela presença de periodontite em pacientes “saudáveis”.
A comunidade dos profissionais de saúde está plenamente consciente dessas inter-relações?
Todo profissional de saúde, de qualquer área, com a mesma naturalidade e frequência que pergunta ao paciente “como está sua saúde geral”, pergunta “como está sua saúde periodontal”? Com a mesma naturalidade e frequência que pergunta ao paciente “como estão seus últimos exames de rotina”, pergunta “como está seu último exame periodontal”?
O que nós, profissionais de saúde estamos fazendo para que essa consciência se dissemine, se instale e se desenvolva? Precisamos falar sobre Medicina Periodontal! Muito, e verdadeiramente, e todos os dias! Esse texto é um convite! Um convite à reflexão e um convite para que você leitor nos acompanhe por aqui, semanalmente! Que possamos trocar ideias sobre esse e outros assuntos relacionados à Periodontia, à Medicina Periodontal e seguramente relacionados à SAÚDE! Não saúde bucal, porque ela isoladamente não existe, mas SAÚDE ponto final. Saúde é uma coisa só!