Usar o Instagram não significa que você esteja fazendo Marketing

Opa, começamos essa coluna de maneira polêmica, né? Como assim, Antonio, o Instagram não é uma poderosa ferramenta para divulgar o nosso trabalho e assim atrair mais pacientes? É sim… Mas, isso não é fazer Marketing propriamente dito… Com calma, vou explicar o que eu quis dizer…

 

O Marketing é a ciência que estuda as necessidades e desejos dos clientes e propõe soluções adequadas a cada caso. O problema é que a maioria dos profissionais (e da população em geral) ainda pensa que fazer Marketing é fazer propaganda. Esse é um grande equívoco que acaba interferindo na visão que todos têm sobre essa ciência. A propaganda é apenas uma das maneiras possíveis para comunicar aos clientes todas as estratégias elaboradas no seu Plano de Marketing.

 

Então, o Marketing é:

  • Estudo e segmentação de mercado;
  • Criação de uma marca forte;
  • Posicionamento perante os clientes e concorrentes;
  • Definição de estratégias de diferenciação
  • Recrutamento e treinamento da equipe auxiliar
  • Excelência em atendimento a clientes
  • Criação de relacionamento com os clientes e potenciais clientes
  • Estratégias para divulgar o seu consultório e atrair clientes (isso inclui posicionamento e escolha das mídias a serem usadas)
  • Venda (sim, você precisa ter seus planos de tratamentos aceitos)
  • Pós-Venda eficaz para que os clientes voltem e também indiquem o seu consultório para amigos e familiares

 

Dentro de um cenário altamente competitivo como o que vivemos hoje, onde um planejamento é fundamental para o sucesso de qualquer empresa, torna-se impossível que o dentista queira atender indistintamente todo o mercado, pois irá encontrar pessoas diferentes, de níveis sociais e culturais variados, com interesses particulares, estilos de vida e costumes diversos, religiões diferentes, etc. Sem levar em conta esses fatores, é improvável que o profissional consiga estabelecer relacionamentos duradouros e lucrativos com seus clientes.

 

Nesse sentido, é de extrema importância saber que o cliente não existe de forma isolada. Cabe aos profissionais reconhecer quem é o seu cliente, o que ele realmente deseja quando busca um tratamento, como ele reage, quais as suas necessidades, desejos e expectativas. Ter conhecimento desses aspectos é tão importante para o sucesso profissional quanto o conhecimento de procedimentos técnicos clínicos.

 

Ao longo dos nossos encontros, vamos abordando cada um deles em específico. Assim teremos uma boa noção de tudo o que precisa ser feito! Aí sim você pode seguir em frente com o seu perfil estratégico no Instagram! É como eu digo: “primeiro a gente arruma a casa, depois convida as pessoas”. O inverso, no nosso caso, não funciona. Não a longo prazo.

 

Tem alguma dúvida ou sugestão de tema para abordarmos aqui neste espaço? Envia para o meu e-mail ou pelo direct do Instagram! Estou aqui para te ajudar. Conte comigo!

 

Sucesso sempre!

Até a próxima!

 

ANTONIO M. A. LATEMPA
Dentista (mestre e especialista em Dentística) e jornalista, especialista em
Marketing.
Professor universitário e palestrante. Sócio-fundador da AR! Soluções e
Desenvolvimento em Marketing, desde 2009 ajuda profissionais a conquistarem
seus melhores resultados através de aulas, palestras e cursos de Marketing,
Marketing Digital e Vendas (presencial e online).
E-mail: arpalestrante@gmail.com
Instagram: @antonioma.latempa | @arpalestrantes
Site: https://www.arpalestrantes.com/