Opa, começamos essa coluna de maneira polêmica, né? Como assim, Antonio, o Instagram não é uma poderosa ferramenta para divulgar o nosso trabalho e assim atrair mais pacientes? É sim… Mas, isso não é fazer Marketing propriamente dito… Com calma, vou explicar o que eu quis dizer…
O Marketing é a ciência que estuda as necessidades e desejos dos clientes e propõe soluções adequadas a cada caso. O problema é que a maioria dos profissionais (e da população em geral) ainda pensa que fazer Marketing é fazer propaganda. Esse é um grande equívoco que acaba interferindo na visão que todos têm sobre essa ciência. A propaganda é apenas uma das maneiras possíveis para comunicar aos clientes todas as estratégias elaboradas no seu Plano de Marketing.
Então, o Marketing é:
- Estudo e segmentação de mercado;
- Criação de uma marca forte;
- Posicionamento perante os clientes e concorrentes;
- Definição de estratégias de diferenciação
- Recrutamento e treinamento da equipe auxiliar
- Excelência em atendimento a clientes
- Criação de relacionamento com os clientes e potenciais clientes
- Estratégias para divulgar o seu consultório e atrair clientes (isso inclui posicionamento e escolha das mídias a serem usadas)
- Venda (sim, você precisa ter seus planos de tratamentos aceitos)
- Pós-Venda eficaz para que os clientes voltem e também indiquem o seu consultório para amigos e familiares
Dentro de um cenário altamente competitivo como o que vivemos hoje, onde um planejamento é fundamental para o sucesso de qualquer empresa, torna-se impossível que o dentista queira atender indistintamente todo o mercado, pois irá encontrar pessoas diferentes, de níveis sociais e culturais variados, com interesses particulares, estilos de vida e costumes diversos, religiões diferentes, etc. Sem levar em conta esses fatores, é improvável que o profissional consiga estabelecer relacionamentos duradouros e lucrativos com seus clientes.
Nesse sentido, é de extrema importância saber que o cliente não existe de forma isolada. Cabe aos profissionais reconhecer quem é o seu cliente, o que ele realmente deseja quando busca um tratamento, como ele reage, quais as suas necessidades, desejos e expectativas. Ter conhecimento desses aspectos é tão importante para o sucesso profissional quanto o conhecimento de procedimentos técnicos clínicos.
Ao longo dos nossos encontros, vamos abordando cada um deles em específico. Assim teremos uma boa noção de tudo o que precisa ser feito! Aí sim você pode seguir em frente com o seu perfil estratégico no Instagram! É como eu digo: “primeiro a gente arruma a casa, depois convida as pessoas”. O inverso, no nosso caso, não funciona. Não a longo prazo.
Tem alguma dúvida ou sugestão de tema para abordarmos aqui neste espaço? Envia para o meu e-mail ou pelo direct do Instagram! Estou aqui para te ajudar. Conte comigo!
Sucesso sempre!
Até a próxima!