Você sabe qual a relação entre obesidade e periodontite?

A obesidade é uma condição crônica multifatorial complexa, que além de aumentar o risco para o desenvolvimento de doenças, como o diabetes, a doença cardiovascular aterosclerótica e a síndrome metabólica, entre outras, também é um fator de risco para a periodontite. Os adipócitos estão relacionados à secreção de diversos fatores pró-inflamatórios, também associados à periodontite, incluindo citocinas e quimiocinas, que poderão afetar a regulação do sistema imunológico.

 

Há evidência moderada de que indivíduos obesos ou com sobrepeso apresentam maior risco de gengivite e periodontite. Quanto maior o índice de massa corporal (IMC), o ganho de peso, ou a circunferência abdominal, maior o risco de perda de inserção.

 

O IMC é calculado dividindo-se o peso pelo quadrado da altura. Já a circunferência abdominal é medida passando-se uma fita métrica em torno do abdômen na altura do umbigo. Ambas são medidas utilizadas na avaliação de risco dos pacientes.

 

Quando o IMC for igual a 25-29,9 kg/m2 o indivíduo será classificado como tendo sobrepeso, e quando for ≥30 kg/m2, como tendo obesidade.

 

As medidas da circunferência abdominal sendo ≥80 cm para mulheres e ≥94 cm para homens são sugestivas de risco à saúde aumentado. A medida da circunferência abdominal é considerada um bom preditor de gordura visceral e total.

 

O último consenso da Federação Européia de Periodontologia sugere alguns protocolos de conduta na rotina odontológica:

 

1️. Registrar altura e peso dos pacientes, calculando o índice de massa corporal, na prática diária, como parte da avaliação de risco.

 

2️. Incluir rotineiramente perguntas sobre comportamento ou hábitos alimentares, para identificar indivíduos em risco.

 

3️. Aconselhar e apoiar os pacientes para uma dieta saudável de acordo com as diretrizes alimentares nacionais, encaminhando a endocrinologistas, nutrólogos, nutricionistas, objetivando o tratamento da doença de forma multidisciplinar e integrada.

 

E claro, realizar sempre em todos os pacientes o exame periodontal, nos lembrando da importância do cuidado integral com a saúde , bucal, periodontal, geral, sistêmica.